Este Seminário promoveu a participação dos jovens nas suas comunidades e na União Europeia, assim como contribuiu para a construção de novos projectos com vista inclusive à aprendizagem de técnicas, métodos e apoios que os jovens podem dispor nos seus países de origem. Tivemos como ponto de partida o estudo e aprendizagem de boas práticas as quais se pretende que se tornem comuns a todos os participantes, tem também como objectivos subjacentes e enraizados na génese do planeamento deste tipo de iniciativas, a sensibilização para uma consciência civilizada e aberta, diria mesmo, para uma verdadeira consciência europeia, mas também de cidadãos do mundo através da cultura e património subjacente à Juventude e ao legado que ela tem deixado no nosso mundo.
Os grandes líderes de hoje, também o foram no passado enquanto foram jovens e isso que os torna intemporais. O caminho percorrido, a experiência e o exemplo em que se tornaram.
O seminário não foi apenas expositivo até porque tivemosw também mesas redondas temáticas onde os jovens puderam dialogar e partilhar experiências com os decisores e peritos convidados.
O repto geral foi de que é preciso incentivar os jovens e as associações a criarem novas soluções para os grandes desafios que a Europa enfrenta, tendo em conta que para isso, têm de ser tolerantes, aprender a superar as diferenças e dificuldades através de princípios de compreensão mutua, promovendo o desenvolvimento sustentável não só no seu país mas também da Europa.
Notámos que:
• Aumentámos nos jovens a consciência positiva de outras culturas, pois envolvemos muitos participantes de origens, línguas e educações diferentes, o que serviu para promover o diálogo e encontros interculturais com outros jovens de diferentes origens e culturas;
• Os temas abordados e a inclusão de jovens com menos oportunidades fizeram com que o projecto ajudasse a prevenir e combater o preconceito, racismo e todas as atitudes que levem à exclusão;
• E pela concretização de todos os outros pontos e objectivos ao longo da implementação, este projecto desenvolveu grandemente o sentido de tolerância e compreensão da diversidade.
Tendo em conta as avaliações que foram sendo feitas ao longo da actividades, acreditamos que as actividades que mais contribuiram para a aprendizagem intercultural dos participantes foram desenvolvidas nos primeiros dias, aquando os grupos se estavam a conhecer melhor, permitindo-os construir pontes de contacto e diálogo que foram sendo aprofundados nos dias posteriores.
A noite intercultural foi outra das actividades que permitiu que, de uma forma mais descontraida e liderada, aprendessem uns sobre os outros.
A apresentação que os jovens fizeram dos seus países e da forma como se relacionam com o poder local das suas localidades também foi relevante para este factor.
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